O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará, (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro, e o presidente da Comissão de Direito Internacional da instituição, Edson Portela, assinaram, na tarde desta quinta-feira, 13, na sede da instituição, uma parceira com a Secretaria Especial da Copa (Secopa), por meio de seu titular Ferrucio Feitosa.

O objetivo da parceria, segundo o presidente da Comissão, Edson Portela, é orientar os turistas que chegarão ao Estado sobre procedimentos básicos quanto à perda ou extravio de documentos, endereços de consulados, orientações sobre prolongamento da estadia e visto de autorização.

As informações de apoio aos visitantes estarão contidas no Guia do Turista, que será distribuído a todos os visitantes que chegarem a Fortaleza para participar da Copa das Confederações. Além disso, será montado um estande na Avenida Beira Mar para orientar os turistas.

Para Valdetário Monteiro, é preciso pensar em meios para estreitar os laços entre a instituição e a Secopa. Seguindo o modelo da parceria assinada nesta quinta-feira, o presidente da OAB-CE sugere que o mesmo seja planejado para a Copa do Mundo de 2014, com o objetivo de atender não só aos turistas, mas também aos advogados que chegarem aqui para assistir aos jogos.

Durante a assinatura da parceira, o secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa, afirmou que a iniciativa mostra a importância da integração entre os diversos setores da sociedade para o que considera como sendo os maiores eventos esportivos do mundo: a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.

“Nós ficamos felizes com essa parceria que vai contribuir para que os turistas se sintam bem acolhidos e seguros na nossa cidade. Estamos vivendo um momento importante que vai deixar um enorme legado para todo o Estado. Tenho certeza que vamos conseguir mostrar nossa capacidade para sediar eventos internacionais e atrair maior número de visitantes em 2014”, disse.

Apesar de ser um evento em menor proporção quando comparado com a Copa do Mundo de 2014, Ferruccio acrescenta que esta é a oportunidade de Fortaleza ser projetada, ainda mais, internacionalmente e ter diferentes fatores que impulsionem a sua economia.

Segundo estimativas da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (SeturCE), por meio da sua Coordenação de Estudos e Pesquisas, o fluxo turístico no mês da competição será de em média 265 mil turistas, um crescimento de 30,8% em relação mesmo período de 2012. Destes, 5.235 são estrangeiros, que já compraram ingressos até o dia 15 de maio.

Estiveram, também, presentes à assinatura da parceira OAB-CE e Secopa o vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar; o secretário geral Jardson Cruz; a secretária geral adjunta Robarta Vasques; o tesoureiro Marcelo Mota; além dos integrantes da Comissão de Direito Internacional da instituição: Edson Augusto Bastos Lopes, Camila Figueiredo Fernandes, Viviane Rufino Pontes, Anne Mello Dantas e Emanuell Sales Bandeira.