A história e o legado da Universidade de Fortaleza (Unifor), que comemora os 40 anos de sua fundação em 2013, foram destacados, na noite de ontem, pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE). A solenidade de homenagem, aconteceu no Theatro José de Alencar, no Centro da Cidade, foi aprovada por unanimidade pelo conselho seccional da OAB-CE em sessão ordinária realizada no último dia 25 de abril.

O presidente da Fundação Edson Queiroz e chanceler da Unifor, Airton Queiroz, recebeu a honraria, ao lado da reitora da Instituição, Fátima Veras, das mãos do presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro. Também na ocasião, 150 novos profissionais ganharam a carteira de advogado Fotos: Tuno Vieira

Durante a homenagem, que contou com a presença do presidente da Fundação Edson Queiroz e chanceler da Unifor, Airton Queiroz, foi destacada a importância da instituição para o ensino superior no Estado do Ceará. “Receber esta homenagem nada mais é do que o reconhecimento dela, do papel que a Universidade tem feito, não só no meio jurídico, mas no desenvolvimento do Ceará e da região como um todo. Uma universidade que já formou mais de 70 mil profissionais qualificados e os colocou no mercado, com certeza fez diferença para o crescimento desse mercado no Estado”, afirmou a reitora da Unifor, professora Fátima Veras.

Por seu trabalho inovador no comando da Universidade de Fortaleza, o chanceler Airton Queiroz recebeu a honraria da OAB-CE das mãos do presidente do órgão, Valdetário Monteiro. A homenagem contou, também, com apresentação do músico e vice-presidente da Ordem, Ricardo Bacelar, ao piano, e do músico Marcos Vinicius Cardoso, ao violino, ambos advogados formados pela Unifor.

Marco

Para Valdetário Monteiro, a Universidade se trata de um marco não apenas no ensino jurídico, mas em todas as formas de ensino, e ressaltou, ainda, que, atualmente, os cinco membros da diretoria da OAB-CE são ex-alunos da instituição. “Essa é a demonstração cabal de que a Universidade de Fortaleza dá uma grande contribuição à sociedade cearense”, declarou.

Durante a sessão solene, e bastante emocionado, o presidente da OAB-CE lembrou a decisão de abandonar a carreira médica pelo Direito, ressaltando o reconhecimento tido pela Unifor no seu ingresso à instituição como estudante, o que acabou ocasionando no recebimento de uma bolsa de estudos pelo desempenho tido no vestibular.

“A Universidade de Fortaleza é pura demonstração de que nós podemos ser muito mais do que pretendemos ser. Construções e riquezas se constroem e se desconstroem com o passar dos anos, mas cultura, conhecimento e desenvolvimento pessoal e humano ninguém acaba, ninguém tira, e essa é a grande contribuição da Universidade de Fortaleza, a de levar um menino nascido no sertão dos Inhamuns, que morou à beira do rio Jaguaribe, em Iguatu, como estudante pobre de escola pública, a ser o primeiro presidente da Ordem formado pela Unifor, e ter sido sabatinado pela urna e dela receber o apoio e continuar por mais um ano. Se hoje estou aqui, se hoje sou o que sou, devo em grande parte à oportunidade que a Universidade de Fortaleza me deu”, declarou Valdetário.

Teatro

A sessão solene contou, ainda, com homenagem ao grupo de teatro Comédia Cearense pelos 54 anos de atuação, e pelo reconhecimento aos mantenedores da cultura no Estado do Ceará.

Também na programação da noite, 150 novos profissionais receberam a carteira de advogado, e realizaram a tomada de compromisso, o que, segundo a OAB-CE, se trata da entrada inicial nos termos da lei na Instituição. De pé e com a mão direita erguida, os novos profissionais realizaram o juramento oficial.

70 mil profissionais já foram formados pela Unifor nestes 40 anos de história, de acordo com a reitora da instituição, Fátima Veras. O chanceler Airton Queiroz citou o papel da Unifor na formação com foco na responsabilidade social.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste