O I Congresso Luso-Brasileiro de Filosofia Constitucional debateu o atual momento da crise e transição da Filosofia do Direito e do Direito Constitucional, o evento aconteceu no salão nobre do Ideal Clube tendo contado com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE).

Entre os palestrantes estiveram o desembargador Fernando Ximendes, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará; o professor e ministro do Conselho Nacional do Ministério Público, Luiz Moreira; o Conselheiro Federal da OAB e presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, Valmir Pontes Filho; o professor da UFC, Paulo Bonavides; o professor da UFRJ, Willis Santiago, além dos professores da Universidade de Coimbra, Castanheira Neves, Manuel Aroso e Mário dos Reis.

O congresso teve como característica principal, estreitar laços intelectuais no campo do Direito entre Brasil e Portugal, a exemplo, do encontro do professor Castanheira Neves com o professor Paulo Bonavides.

O I Congresso Luso-Brasileiro de Filosofia Constitucional teve a organização do  membro da da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais Alcimor Rocha Neto e contou com a presença de grande parte da comunidade jurídica cearense.