O secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz, vai representar a entidade no Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin 7) do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região. A Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil recebeu oficialmente o Termo de Adesão ao Termo de Cooperação Técnica celebrado entre o TRT-7 e diversas instituições públicas e privadas, com o objetivo de conjugar esforços para a implantação de programas e ações voltados à promoção da saúde, à prevenção de doenças ocupacionais e de acidentes de trabalho.

De acordo com Jardson Cruz, o Getrin é de fundamental importância para a sociedade. “Nós temos de ter a prevenção de acidente com um dos objetivos primordiais nas relações de trabalho, haja vista que tanto é bom para empresários como para empregados e para o Estado”. O grupo de trabalho já vem promovendo eventos no Ceará no sentido de conscientizar os operadores dos diversos segmentos do trabalho, como empresários, trabalhadores e o próprio Estado.

A participação da OAB-CE, segundo seu secretário geral, é ressaltar a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), através de forte campanha de conscientização.  Jardson Cruz defende a participação dos sindicatos laborais e patronais e do próprio Governo, através das suas respectivas secretarias, na implantação de medidas preventivas.

“Hoje, temos uma perca muito grande de recursos na reabilitação dos profissionais acidentados”, alerta o secretário geral da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará, apontando como causas a negligência dos próprios empregados e dos empregadores que não fornecem os equipamentos de segurança. Outra questão abordada por Jardson Cruz é a inexistência de treinamento adequado dos trabalhadores face às novas tecnologias de produção. Para assegurar um melhor desempenho e segurança dos trabalhadores, defende a implantação em todas as empresas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), obrigatória por lei.