O novo Conselho Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Consesp) foi empossado em sessão solene, na tarde da última sexta-feira (7), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Requerido pelo deputado Ferreira Aragão (PDT), o evento teve a finalidade de apresentar à sociedade a nova diretoria, que irá trabalhar para ajudar na busca de soluções para erradicar a violência e a criminalidade no Estado.

A nova diretoria terá na presidência o promotor Joathan de Castro Machado; vice-presidência, deputado Ferreira Aragão (PDT); 1° secretário, advogado Leandro Vasques; 2° secretário, tenente coronel Fernando da Rocha Albano; e na diretoria financeira, o delegado José Nirval Freire.

Foto: O 1° Secretario do Conselho Estadual de Seguranca Publica, Leandro Vasques, recebeu o diploma  dos Coronéis Joaquim dos Santos Neto (Comandante Geral do Corpo de Bombeiros) e Carlos Fernandes Ribeiro (Comandante do CPC).

Após ser empossado, Joathan de Castro falou da relevância da participação da sociedade civil na busca de melhorias para a segurança pública, e no investimento para aperfeiçoar a parte investigativa da Polícia. “É preciso que a violência não seja vista apenas com um problema, e sim como algo que pode ser trabalhado e erradicado. Para isso, vamos nos empenhar em conjunto com Poder Judiciário, Executivo, Ministério Público, sociedade civil e com o apoio incondicional do Governo do Estado”, afirmou.

Joathan também falou que atualmente a sociedade vive com medo de sair de casa, a sensação de insegurança pode ser percebida em todos os quarteirões da cidade, por isso, a missão do novo conselho é buscar alternativas de enfrentamento da insegurança no Ceará.

Também participaram do evento o primeiro tenente da 10ª Região Militar, Jair Ferreira dos Santos; representante da Procuradoria de Justiça, promotor Eulerio Soares Cavalcante; representante da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), coronel João Vasconcelos de Souza; comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Joaquim dos Santos Neto; representante do Comando Geral da Polícia Militar, coronel Francisco Carlos Fernandes e o ex-presidente do Consesp, defensor Alfredo Jorge Neto.

Criado oficialmente em 24 de junho de 1993, o principal objetivo do Conselho é tornar viável o trabalho conjunto do Estado e da sociedade, construindo instrumentos de prevenção e de combate a um problema que atinge todos os setores sociais: a violência urbana.

Fonte: ALCE