A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) nomeou o presidente da Comissão de Arbitragem, Alfredo Marques, e membros da Comissão de Segurança Pública como observadores da manifestação que ocorrerá nesta quarta-feira, 19, em protesto contra os gastos públicos para a Copa das Confederações. A entidade defende o direito à livre manifestação, conclamando aos manifestantes que conduzam os atos de modo pacífico, respeitando o patrimônio público e privado.

O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, alerta para que as autoridades respeitem os manifestantes e impeçam o uso excessivo da força policial no protesto marcado para amanhã na Capital cearense. A preocupação da entidade é evitar risco a integridade física e até mesmo a vida de pessoas que exercitam o direito constitucional de liberdade de expressão.  Fortaleza é uma das sedes da Copa das Confederações e na tarde desta quarta-feira, às 16h, a seleção brasileira enfrentará o México.

“As manifestações que vêm ocorrendo no País, inclusive em Fortaleza, realizadas de forma pacífica, expressam os preceitos constitucionais de liberdade”, diz Valdetário Monteiro

O vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar, diz que o dia de ontem foi histórico para o Brasil. “A insatisfação predominante no País fez emergir a força, a legitimidade e a titularidade soberana do povo. Para o exercício pleno desses direitos, é imprescindível que eles sejam exercidos sem violência e vandalismo, de forma pacífica”, diz.