No palco, três instituições cearenses reconhecidas por seus grandes feitos nas áreas educacional, cultural e na defesa da sociedade. Na platéia, dezenas de advogados, educadores, mestres, doutores e 150 jovens que em menos de uma hora fariam o juramento de exercer a advocacia com dignidade e independência. Celeiro das artes, o Theatro José Alencar (TJA) assistiu, na noite desta quarta-feira, 5, o reconhecimento da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) à Universidade de Fortaleza (Unifor) e ao grupo teatral Comédia Cearense.

Nos últimos 40 anos, a Universidade de Fortaleza (Unifor) vem promovendo o acesso de 70 mil estudantes à formação universitária. Reconhecida como sinônimo de excelência educacional , como melhor instituição particular de ensino superior do Norte e Nordeste e uma das melhores do Brasil, contribui para a história educacional do País.

Um dos mais antigos grupos teatrais do Brasil, a Comédia Cearense leva arte ao povo há 56 anos. Ao longo de mais de cinco décadas o ator e dramaturgo Haroldo Serra e a atriz Iramiza Serra montaram mais de 90 espetáculos em 158 montagens, sempre prestigiando e dando prioridade a textos onde os valores e sabores culturais nordestinos e, em especial, do Ceará, estiveram presentes. Considerada de utilidade pública e reconhecida nacionalmente, contribui para a difusão da dramaturgia regional.

Solenidade

Em uma noite especial, a cultura cearense foi relembrada com música.  Em menos de uma hora, homenagens, interpretações musicais, tomada de compromisso e discursos emocionados se revezaram no palco do José de Alencar. A solenidade foi aberta pelo Coral da OAB-CE que, sob a regência do maestro Wilson Freire, interpretou o Hino Nacional

“Esse momento é de muita emoção. Homenagear a Unifor, a Comédia Cearense e vê nascerem 150 novos advogados e advogadas nesse palco da cultura cearense é gratificante”, afirmou o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, que fez a entrega de duas placas ao chanceler Airton Queiroz. A primeira em homenagem à Unifor, em reconhecimento a competência, seriedade e excelência educacional. A outra honraria, ao trabalho e a cidadania do chanceler.

Ao agradecer as homenagens, o chanceler Airton Queiroz fez um resumo das ações desenvolvidas pela Unifor, tanto na área acadêmica quanto na cultural, abrindo suas portas para exposições de arte e peças teatrais.

As homenagens à Universidade se estenderam com apresentações do vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar, e do também advogado Marcus Vinícius Cardoso. Ao piano, Bacelar apresentou “Somewhere Over The Rainbow”, de Harold Aerlen e E.Harburg. Em seguida, foi acompanhado ao violino por Cardoso. Ambos tocaram “Que Reste-T-II de Nos Amours”, de Charles Trenet e Léo Chauliac.

Para seleta platéia, Haroldo Serra agradeceu a homenagem da OAB-CE, lembrando que a Comédia Cearense nasceu no Theatro José de Alencar. O ator e dramaturgo, que recebeu a honraria das mãos do secretário geral da Ordem no Ceará Jardson Cruz, disse que o grupo teatral nunca deixou o Ceará porque sempre teve o trabalho reconhecido “Vamos continuar trabalhando pela arte no Ceará porque temos o apoio de nosso povo”, complementou.

“Xácara”, de Alberto Nepomuceno, e “Tú”, de Purilo Barroso, foram interpretados pelos advogados Franklin Dantas (voz) e Eduardo Correia (piano) em homenagem ao grupo teatral Comédia Cearense.  Eles foram acompanhados atentamente pela mesa solene formada por Valdetário Monteiro, Ricardo Bacelar, chanceler Airton Queiroz, pela reitora da Unifor, Fátima Veras; por Jardson Cruz, pelo tesoureiro e pela secretária geral adjunta da OAB-CE, Marcelo Mota e Roberta Vasques, respectivamente; pelo tesoureiro da Caace, Renan Viana; pela presidente do TRT, Maria Roseli Alencar; pelo diretor executivo adjunto da Fesac, Ivan Felix; pelo procurador geral de Justiça Ricardo Almeida; pelo diretor da Esmec e representante do presidente do TJCE, Carlos Pinheiro Klein Filho; e pela defensora pública geral Andréa Coelho.

Aplausos às instituições e aos 150 novos advogados e advogadas que, ao final da solenidade, prestaram juramento e receberam a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil.

Veja a solenidade em fotos aqui.