A Prefeitura de Fortaleza oficializou na noite da última segunda feira (3/6) o termo de cooperação com a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Ceará, para recuperação e manutenção de uma praça localizada do lado da OAB Ceará, na esquina da Avenida Pontes Vieira com a Rua Osvaldo Cruz, no Bairro Dionísio Torres, “Praça Professor Fran Martins”. O compromisso entre a instituição e o setor público foi firmado durante a abertura da Semana do Meio Ambiente, realizado no Paço Municipal.

A iniciativa da PMF visa permitir que tanto cidadãos como instituições passem a cuidar das áreas verdes do município de Fortaleza. A ação contribui com exemplos de cidadania e responsabilidade social, sendo permitido em contrapartida que as empresas participantes tenham seus logotipos estampados nestes locais, em placas mencionando a parceria.

Ao lado dos titulares das Secretarias Regionais, da titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz e do Vice Prefeito, Gaudêncio Lucena, o prefeito Roberto Cláudio ressaltou que “a praça é um espaço da família, dos casais de namorados, das feiras, dos encontros, das brincadeiras da meninada e isso foi se perdendo. Vamos contribuir para retomar esses espaços”.

O presidente da OAB Ceará, Valdetário Monteiro, relatou a importância da iniciativa, lembrando que a mesma valoriza a boa convivência com a comunidade em torno da OAB Ceará, além de resgatar a homenagem feita ao Professor Fran Martins, o qual tem um busto na praça adotada.

Em 2010, a advogada Lia Pinheiro sugeriu ao presidente da OAB Ceará a adoção da dita praça, considerando seu então estado de degradação, a solicitação foi feita em seguida mas o Município de Fortaleza só procedeu aos tramites administrativos com a atual gestão (2013).