O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) escolheu, manhã desta sexta-feira (28), a lista com os nomes dos três advogados que irão concorrer à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional da secional cearense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE). A votação foi presidida pelo desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, chefe do Poder Judiciário cearense.

Foram escolhidos, em ordem de votação: Gina Pompeu (34), Paulo Airton Albuquerque (32) e Virgílio Maia (32). Os advogados Cid Marconi, José Armando da Costa Júnior e Leandro Vasques também concorriam à vaga.

Após a escolha da lista tríplice, o presidente do TJCE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, falou sobre sua preocupação quanto ao futuro do Tribunal de Justiça e que o próximo desembargador a ser escolhido pelo governador Cid Gomes assuma o compromisso de acrescentar aos trabalhos na instituição.

Por unanimidade, os desembargadores elogiaram a lista sêxtupla enviada pela OAB-CE, destacando a qualidade dos advogados tanto no âmbito profissional quanto no acadêmico. O secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz, a secretária geral adjunta, Roberta Vasques, e o tesoureiro da instituição, Marcelo Mota, estiveram presentes à escolha da lista tríplice.

Para o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, a escolha de um representante para o Quinto Constitucional é sempre um momento importante. “Nos tribunais, as decisões são coletivas e, dessa maneira, é necessário a participação de uma pessoa que leve consigo a experiência e a vivência do Direito”, disse.

De acordo com o vice-presidente da insituição, Ricardo Bacelar, “a advocacia cearense está muito bem representada pela excelente lista que vai para a escolha do governador do Estado. A representação da classe dos advogados nos tribunais é importante para a valorização e a defesa dos interesses institucionais da classe dentro da esfera do judiciário”.

O quinto constitucional é o dispositivo que destina 20% das vagas existentes nos Tribunais de Justiça a advogados e membros do Ministério Público. A OAB/CE ou o MP formam lista sêxtupla de candidatos e a remetem aos Tribunais, que selecionam três e encaminham ao governador.

O TJCE conta, atualmente, com três desembargadores escolhidos pelo critério do quinto, na vaga destinada à OAB/CE. São eles: Fernando Luiz Ximenes Rocha, Francisco Gladyson Pontes e Carlos Alberto Mendes Forte.

As vagas do MP são ocupadas pelos desembargadores Maria Iracema Martins do Vale, Francisco Lincoln Araújo e Silva, Vera Lúcia Correia Lima e Paulo Francisco Banhos Ponte.