A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará repudia a violação de e-mails e telefonemas de cidadãos brasileiros, que estaria sendo praticado pelo governo norte-americano, conforme notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional. Conforme denúncias do britânico Glenn Greenwald, a Agência de Segurança Nacional Americana (NSA) vem espionando massivamente as comunicações do Brasil.

Diante das denúncias, o vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar, enviou ofício aos presidentes do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e Comissão Nacional de Relações Internacionais da entidade, Marcus Vinicius Furtado e Marcelo Lavocat, respectivamente, solicitando o acompanhamento dos acontecimentos no intuito de promover uma posição institucional contundente na defesa dos bens jurídicos ameaçados.

“Despiciendo pontuar a gravidade desses fatos, se verdadeiros forem, que arranham a integridade, a soberania e as garantias constitucionais tão caras ao povo brasileiro”, observou Ricardo Bacelar no ofício.