A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE), representada pelo presidente Valdetário Andrade Monteiro e pelo tesoureiro Marcelo Mota, participou da solenidade de inauguração da nova sede Subseção da Justiça Federal em Itapipoca.

A inauguração aconteceu na tarde da última quinta-feira (20). A sede foi inaugurada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Francisco Wildo, pelo diretor do Foro da Seção Judiciária do Ceará (JFCE), juiz federal Leonardo Resende Martins e pela diretora do Foro da Subseção Judiciária de Itapipoca, juíza federal Paula Emília Moura Aragão de Sousa Brasil.

De acordo com Valdetário Andrade Monteiro, desde o período em que começou a militar na carreira advocatícia, ouvia-se falar que, um dia, a Justiça iria para o Interior do Estado. E, na tarde de ontem, via mais uma vez a profecia ser concretizada.

“Temos que reconhecer a importância da Justiça Federal e como esta torna-se iindispensável para a vida dos cidadãos”, ressalta.

O novo prédio abrigará as instalações da 27ª Vara Federal, de competência plena para processar e julgar as causas previstas no art. 109 da Constituição Federal bem como as causas que dizem respeito às infrações de menor potencial ofensivo, concernentes aos Juizados Especiais Federais Criminais.

A Subseção Judiciária de Itapipoca tem abrangência sobre 13 municípios: Acaraú, Amontada, Itapagé, Itapipoca, Itarema, Miraíma, Paraipaba, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama. Com inauguração da 27ª Vara Federal, somada à 30ª Vara, inaugurada na semana passada, em Juazeiro do Norte, a Justiça Federal no Ceará dá um importante passo no processo de interiorização.