O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro, e o vice da instituição, Ricardo Bacelar, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (4), com a secretária da Justiça e Cidadania (Sejus), Mariana Lobo, e o secretário adjunto, Augusto Câmara, para estabelecer uma parceria para facilitar as rotinas de trabalho envolvendo os dois órgãos no que tange a atuação dos advogados criminalistas que atendem presos em unidades penitenciárias do Ceará.

Participaram também da audiência o coordenador do Centro de Apoio e Defesa ao Advogado, José Navarro, e o advogado Paulo Quezado. Durante a audiência, foi levantado a situação dos parlatórios e a agilidade na retirada do preso para este atendimento.

Diante da realidade apresentada, a secretária Mariana Lobo e a OAB-CE decidiram formar uma comissão de trabalho para ir a cada uma das unidades prisionais da RMF e fazer um levantamento das condições de atendimento para juntos, proporem a melhoria em suas instalações. Além disso, a OAB-CE irá disponibilizar uma sala dos advogados na Casa de Privação Provisória de Liberdade Elias Alves (CPPL IV), em Itaitinga.

Na ocasião, a secretária também deu o informe aos advogados sobre a Central Integrada de Apoio à Área Criminal (CIAAC), que está funcionando, de caráter piloto em duas Varas Criminais do Fórum Clovis Beviláqua.

A CIACC é o órgão que centralizará todas as as informações acerca de alvarás, mandados de prisão e localização do réu encarcerado, permitindo uma análise rápida e segura sobre a vida de cada preso e o cumprimento mais ágil dos alvarás expedidos pela Justiça. A CIACC funcionará no Fórum Clóvis Beviláqua e proporcionará mais segurança e rapidez às informações, simplificando os processos e padronizando os procedimentos para todos envolvidos nas atividades da execução penal.