O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, enviou, na última terça-feira (02), ao Governo do Estado, a lista com os três nomes que concorrem à vaga de desembargador destinada à Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE). Ao chefe do Executivo cearense cabe escolher o novo integrante do Judiciário.

Os advogados Gina Vidal Marcílio Pompeu, Paulo Airton Albuquerque Filho e Virgílio Nunes Maia (foto) foram os mais votados durante a sessão do Pleno do TJCE, ocorrida na última sexta-feira (28/06). Também concorriam Cid Marconi de Sousa, José Armando da Costa Júnior e Leandro Duarte Vasques.

O escolhido pelo governador ocupará a vaga deixada com a aposentadoria, em outubro de 2012, do desembargador Ernani Barreira Porto.

O dispositivo que destina 20% das vagas nos Tribunais para advogados e membros do Ministério Público é o quinto constitucional. A OAB ou o MP elegem lista com seis candidatos. Em seguida, os nomes são enviados aos Tribunais, que selecionam três e encaminham ao governador.

No TJCE, os desembargadores Fernando Luiz Ximenes Rocha, Francisco Gladyson Pontes e Carlos Alberto Mendes Forte ingressaram em vagas destinadas à Ordem dos Advogados. Já os desembargadores Maria Iracema Martins do Vale, Francisco Lincoln Araújo e Silva, Vera Lúcia Correia Lima e Paulo Francisco Banhos Ponte foram escolhidos para vagas reservadas ao Ministério Público.

Fonte: TJCE