“A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará, tem posição”. A afirmação é do presidente da entidade, Valdetário Andrade Monteiro, que, em discurso na sessão solene pelos 80 anos da OAB-CE realizada na noite enluarada desta segunda-feira, 19, na Câmara Municipal de Fortaleza, citou o enfrentamento feito pela Secional na defesa da liberdade do Ministério Público e contra a PEC 37. Enfatizou também o projeto de reforma política, que contribuirá “para um país novo, diferente, autêntico”.

No auditório lotado por advogados, políticos, 40 bacharéis de Direito que ali se encontravam para fazer o juramento e receber a carteira da Ordem e seus familiares, três vereadores se revezaram em discursos enaltecedores das ações da OAB-CE nos 80 anos de história em defesa do Estado Democrático de Direito e da cidadania. Benigno Júnior (PSC), Toinha Rocha (PSOL) e Deodato Ramalho (PT), que também são advogados, enfatizaram a importância da entidade para a garantia dos direitos civis e na construção da democracia.

“A história da OAB é de uma instituição de grandes contribuições ao Brasil, timoneira que enfrentou a ditadura em defesa da sociedade e do bom direito”, observou o vereador Deodato Ramalho. Sentimento semelhante tem a petista Toinha Rocha. “A OAB tem papel histórico”.

Já Benigno Júnior, que presidiu a sessão solene, parabenizou a entidade e destacou o papel da entidade no cenário político brasileiro. “Recentemente, estivemos irmanados nas mobilizações que culminaram com o sepultamento da PEC 37. Agora, estamos acompanhando a campanha da Ordem em favor da aprovação de um projeto de reforma política, calcada no financiamento democrático de campanha e no controle social de recursos”.

HOMENAGENS

O presidente Valdetário Monteiro disse que a solenidade é a celebração da advocacia, que, segundo lembrou, tem formação humanística. E para dividir essa alegria, a Diretoria da OAB-CE homenageou 11 advogados com placa comemorativa pelos 80 anos da entidade. Foram agraciados José Magno Campos Pinto, Miguel Agostinho Marques da Costa (in memoriam), José Maria Rios, José Sérgio Ponte Linhares, José Júlio da Ponte Neto, José Ney Gonçalves Montenegro, Flávio Jacinto da Silva, Eliene Leite Araújo Brasileiro, Francisco Antônio Nogueira Bezerra.

Na sessão solene, aberta pelo coral da Secional que interpretou o Hino Nacional, a Câmara Municipal também homenageou o presidente Valdetário Monteiro, que recebeu duas placas comemorativas.  Na ocasião, o tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Renan Viana, recebeu comenda em nome da instituição.

A solenidade foi prestigiada por toda a diretoria da Ordem alencariana (além de Valdetário Monteiro, compareceram o vice-presidente, Ricardo Bacelar; o secretário geral, Jardson Cruz; a secretária geral adjunta, Roberta Vasques; e o tesoureiro, Marcelo Mota). Estiveram presentes o conselheiro federal Leonardo Carvalho, além dos conselheiros estaduais Janaina Lima, Matias Coelho, Edimir Martins, Patrício Almeida, Andrei Aguiar, Cícero Quezado, Eduardo Castelo, Jacinês Luz, Xavier Torres, Moaceny Félix Filho, Márcio Vitor Albuquerque, Paulo Franco, Paulo Aragão, Pedro Bruno Amorim e Reginaldo Albuquerque.