Em apenas dez horas, a Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará recebeu reconhecimento em duas Casas Legislativas. Na manhã desta segunda-feira, 11, foi homenageada na Câmara dos Deputados, em Brasília. E à noite desta segunda-feira, 12, foi festejada na Assembleia Legislativa do Ceará, que realizou sessão solene no plenário 13 de Maio em comemoração ao Dia do Advogado, transcorrido ontem, 11 de Agosto.

Para seleta plateia formada por advogados e advogadas, parlamentares e 50 bacharéis que, minutos depois fizeram compromisso e receberam a carteira da Ordem, o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, lembrou a luta da entidade nas oito décadas de defesa da advocacia e da sociedade cearense.

“A OAB-CE tem adotado duas linhas de atuação. Uma em defesa da advocacia, oferecendo estrutura aos advogados. De outro lado, levantamos bandeiras que são caras a entidade”. E citou como exemplos, o acompanhamento dos avanços da redemocratização do País e, atualmente, a proposta reforma política. “Nos manteremos firmes em defesa da democracia e dos princípios republicamos”, prometeu Valdetário Monteiro.

Na prestigiada solenidade foram homenageados o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, advogado José Damasceno Sampaio; o diretor jurídico do Bradesco, Juvenal Araújo de Arruda Furtado; os advogados Antônio Daudet Gondim Barreto; os juristas Luiz Djalma Barbosa Bezerra Pinto, Roberto Martins Rodrigues e Schubert Farias Machado e Miguel Oscar Viana Peixoto (in memória). Na ocasião, Valdetário Monteiro recebeu placa comemorativa em nome da OAB-CE.

Em seu discurso, o presidente da entidade ressaltou ainda a atuação dos sete homenageados. “Eles efetivamente contribuíram para o desenvolvimento do Direito no nosso Estado”. Em seguida, fez a tomada de compromisso e, juntamente com os diretores da OAB-CE (Ricardo Bacelar, vice-presidente; Jardson Cruz, secretário geral; Roberta Vasques, secretária geral adjunta; e Marcelo Mota, tesoureiro), entregou carteiras da Ordem a 50 novos advogados e advogadas.

RECONHECIMENTO

“Ao longo de seus 80 anos, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará, tem realizado admirável trabalho na defesa dos interesses não só da categoria, mas de toda a sociedade”, observou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque (PSB), um dos autores do requerimento para sessão solene em homenagem ao Dia do Advogado, juntamente com o Primeiro Secretário da Casa Legislativa, deputado Sérgio Aguiar (PSB) e do deputado Professor Teodoro (PSD).

Já o deputado Sérgio Aguiar lembrou que o advogado “é peça chave na atuação da sociedade”, e enfatizou a honra de homenagear profissionais que abrilhantam ou abrilhantaram o exercício da profissão. Ele estava se referindo aos sete profissionais que receberam a placa comemorativa pelo Dia do Advogado. “O advogado merece o reconhecimento do Estado por seu imensurável trabalho de congregar os advogados e atuar em defesa do estado democrático de direito”, complementou.

Também autor da homenagem, Professor Teodoro ressaltou o conhecimento e a postura ética dos homenageados e lembrou que é “nas boas escolas de direito que se cria a cultura jurídica, alimentando o estado de direito democrático”.

A mesa solene foi formada pelo deputado José Albuquerque, que presidiu a sessão solene, pelo presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, pelo desembargador Francisco Gladson Pontes, pela capitã Gilvane Leite da Frota (representando o comandante da 10ª Região Militar), deputado Sérgio Aguiar, deputado federal Artur Bruno, deputado Professor Teodoro, e pelo vice-presidente da Secional alencarina, Ricardo Bacelar.

O coral da OAB-CE fez a abertura e encerramento da sessão solene, com a interpretação do Hino Nacional e do Estado do Ceará.