Foi realizada, na manhã da última terça-feira (27), a 2ª edição do concurso Miss Penitenciária no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, em Aquiraz. A vencedora foi Nayara Silva, 21, de Maracanaú.

O evento contou com a participação de personalidades locais, como o humorista João Neto e a vice-campeã do Miss Ceará, Julielenn Mourão, além de artistas globais, como o ator Caíque Machado, da novela teen Malhação. O som do forró da banda Kbra da Peste animou a festa.

As advogadas Ana Karizia, Manuela Gonzalez e Sabrina Lopes, que integram a Comissão de Direito Penitenciário da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE), estiveram presentes ao evento.

A novidade deste ano foi a disputa do concurso também na categoria “Plus Size”, para mulheres acima do peso, na qual desfilaram nove participantes. A vencedora na modalidade foi a detenta holandesa Shira Hienkensi, com Alexandra Araújo ficando no segundo lugar.

Já na categoria principal, a disputa foi bastante acirrada. Doze candidatas deram um show de beleza e simpatia na passarela. No final, quem comemorou foi a detenta Nayara Silva, que ficou com o primeiro lugar e foi eleita a nova Miss Penitenciária. Em segundo lugar, Jéssica Alexandre. Após o anúncio das vencedoras, houve ainda distribuição de prêmios entre os primeiros colocados.

Segundo a secretária da Justiça e Cidadania do Ceará, Mariana Lobo, outros eventos são realizados juntos às detentas para que a reintegração delas à sociedade possa acontecer mais rapidamente. “A gente vem realizando uma série de programas para que possamos recuperar a autoestima das meninas. A mulher encarcerada geralmente sofre um quadro de abandono dos familiares. A gente promoveu este ano a Mostra de Teatro Transcendental, que é pra trazer a Cultura para dentro do presídio; temos também um coral feminino e em outubro vamos iniciar um projeto chamado ´Marias Marias´, que vai capacitar todas as internas das penitenciárias cearenses”.

De acordo com o presidente da Comissão de Direito Penitenciário da OAB-CE, Márcio Vitor de Albuquerque, na reunião do Conselho da Secional cearense da OAB, prevista para quinta-feira (29), haverá uma defesa quanto à instalação de salas dos advogados nas delegacias. “Já que se trata de repartição pública, o advogado é essencial na fase do inquérito”, diz.

Na próxima semana, a Comissão de Direito Penitenciário promoverá uma visita a uma das Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) com o objetivo de verificar a questão do acesso do advogado ao seu cliente.

Márcio Vitor de Albuquerque acrescenta, ainda, que a Comissão de Direito Penitenciário, juntamente com a direção da OAB-CE, promoverá um seminário com o Ministério Público no sentido de debater a situação dos presos encarcerados em delegacias de polícias. O evento será realizado em setembro, em data a confirmar.