Na reunião de mobilização nacional para reforma política, que será realizada nesta terça-feira (6) às 14 horas no Conselho Federal da OAB, o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, apresentará o resultado de uma pesquisa que o IBOPE realizou em todo o país sobre esse tema. De acordo com o presidente, a pesquisa é importante para orientar os próximos passos da campanha em defesa do anteprojeto de lei de iniciativa popular “Eleições Limpas”.

“Estamos convidando todas as entidades que compõem o movimento de defesa, bem como o público interessado, para intensificarmos esforços no sentido pressionarmos o Congresso a não mais adiar a reforma política”, disse Marcus Vinicius após reunião com a diretoria do Conselho Federal realizada no último domingo (4) em Brasília.

O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, participará da mobilização, e assegura que este é um momento importante para a história do Brasil, quando se pode pensar em proporcionar um novo rumo para a política nacional.

Para o presidente nacional da OAB, é preciso contar com a pressão da sociedade para que a reforma política no Brasil seja, de fato, aprovada e consolidada. Ele enfatizou que o atual sistema político – identificado tanto pelas campanhas durante as eleições quanto o período do mandato – geram vícios que facilitam a corrupção.

“O fundamental é que tenhamos recursos públicos aplicados de forma adequada no Brasil”, disse. Para que isso ocorra, Marcus Vinícius destacou os três eixos para a reforma política: criminalização do “caixa-dois” de campanha e instituição do financiamento democrático, o voto transparente e a liberdade de imprensa.

Fonte: OAB Nacional