O índice de aprovação de candidatos cearenses no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é superior quando comparado à média nacional. Os dados apresentados pela Fundação Getúlio Vargas apontam que desde a realização da II à IX edição do Exame de Ordem, o Estado do Ceará sempre esteve acima da média quanto aos candidatos aprovados na primeira tentativa, aprovados na prova objetiva, média de aproveitamento na prova objetiva por Secional e aprovação geral.

Desde o II Exame de Ordem ao IX, o Brasil registrou inscrição de 361.110 candidatos, aprovando apenas 148.615 (41,16%). Já o Ceará, no mesmo período, registrou inscrição de 9.270, aprovando 4.675, o que corresponde a 50,43%.

O Estado também lidera o percentual de candidatos que passam na primeira fase, com o índice de 25,20%, seguido pela Secional da OAB de Minas Gerais (22,25%), Rio de Janeiro e Bahia (21%), Rio Grande do Norte (20,83%) e Sergipe (20,74%).

Quanto ao percentual de aprovação na prova objetiva das II à IX edição do Exame de Ordem, o Estado do Ceará também lidera a posição em todos os exames já realizados (II ao IX). Neste quesito, o Brasil manteve índice consolidado de 35,4%, enquanto que o Ceará registrou 44,8%.