A OAB-CE formalizou sua entrada na Rede Fortaleza Sustentável, movimento da sociedade civil integrante da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, que tem como missão “comprometer todos os setores da sociedade e sucessivos governos com comportamentos éticos e com o desenvolvimento justo e sustentável de suas cidades”. A solenidade ocorreu na noite desta terça-feira, 27, na sala do Conselho da Secional alencarina, e contou com a presença de conselheiros e dirigentes de Comissões da entidade.

Participaram da solenidade os presidentes de Comissões da OAB-CE de Direito Penitenciário, conselheiro Marcio Vitor Albuquerque; de Acompanhamento dos Concursos Públicos, conselheira Janayna Lima; além de Defesa do Consumidor, Eginardo Rolim; de informática Jurídica, Renato Torres; e a integrante da Comissão de Meio Ambiente, Mirian Otoni. Estiveram presentes, também, membros de diversas entidades e instituições que integram a Rede.

“A OAB-CE entra na Rede Fortaleza Sustentável em momento importante para a Ordem. Está completando 80 anos e estamos elaborando projeto da nova sede da entidade”. A afirmação é do presidente da Secional cearense, Valdetário Andrade Monteiro, na abertura da solenidade. Na ocasião, ele defendeu convivência social da nova sede, que, conforme ressaltou, deve ser integrada ao meio ambiente.

Em seguida o consultor internacional em saúde pública e meio ambiente e membro da Marcha Mundial do Clima, Roberto Ferdinand, proferiu palestra sobre “Cidade Sustentável”, lembrando que a sustentabilidade vai além do meio ambiente. Passa pelo social e economia. “Não é possível ser feliz sem sustentabilidade”, constatou, alentando que a realidade socioambiental do planeta está em situação “gravíssima”. E reforçou que 1,5 bilhão de pessoas morre de fome no planeta; e um bilhão está morrendo de sede.