O Conselho Federal da OAB participa nesta quinta-feira (15), às 9h, de Audiência Pública na Câmara dos Deputados, que debaterá a reforma política e a consulta popular sobre o tema.

A OAB, juntamente com o Movimento Nacional de Combate à Corrupção (MCCE) é autora do projeto de lei de iniciativa popular “Eleições Limpas”, que visa combater o financiamento de empresas a campanhas eleitorais já para as eleições de 2014.

Recente pesquisa Ibope sobre o tema, encomendada pela OAB, demonstra que 85% dos brasileiros defendem uma reforma política. “As pessoas querem a reforma política para o próximo ano e o Congresso nacional não pode fazer pouco caso da opinião da população brasileira”, afirmou o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

O presidente afirmou, ainda, que o resultado da pesquisa revela um sentimento de revolta da população. “Esse é o sentimento que tem levado o povo às ruas. Há uma distância muito grande entre o desejo do cidadão e o que vem sendo praticado pela classe política”.

A pesquisa revelou, ainda, que 78% da população é contrária as doações de empresas para campanhas, e 80% afirma que deveria haver um limite máximo pra uso de dinheiro público, enquanto 90% querem punições mais rigorosas para o “caixa–dois”.

Fonte: OAB Nacional