O projeto “Fábrica Escola”, voltado à reinserção social de apenados e egressos do sistema carcerário, recebeu, na tarde da última quarta-feira (31), visita do americano David Jones e da japonesa Midori Hirai, integrantes do Instituto de Consciência Global e Ecologia Social (Janus). Eles participaram da Semana Janus Internacional – Jovens em Conflito e suas realidades, realizada até sexta-feira (02), em Fortaleza.

A Janus é uma entidade privada, não lucrativa, criada em 1999. Atua no campo de superação de conflitos, mudanças organizacionais e intervenções no ambiente institucional, visando tornar o clima de trabalho mais produtivo, criativo, saudável e sustentável. “A Fábrica Escola é um projeto maravilhoso, sensacional. Um trabalho que ajuda as famílias a se redescobrirem e a se comunicarem novamente com a sociedade”, destacou David Jones.

A juíza Maria das Graças Almeida de Quental, titular da Vara de Penas Alternativas da Comarca de Fortaleza, observou que os visitantes “trouxeram a mensagem do amor, do respeito ao ser humano e de que a prisão não resolve os conflitos nem a insegurança que vivemos hoje”.

Participaram também do encontro os juízes César Belmino Barbosa Evangelista, titular da 3ª Vara de Execução Penal; Luciana Teixeira de Sousa, titular da 2ª Vara de Execução Penal; o defensor público Delano Câncio Brandão; Márcia Regina e Magda Costa, integrantes do conselho tutelar da Secretaria da Regional IV de Fortaleza, Vicente Pereira, superintendente da Fundação Deusmar Queiroz e diretor executivo do projeto, e a diretora de Programação e Controle da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), Lara Coe, requisitada como intérprete.

A “Fábrica Escola” teve início no dia 3 de abril deste ano. Atualmente 22 recuperandos estão fazendo oficinas de reciclagens e artesanatos. Além disso, seis funcionários e 10 voluntários disponibilizam atendimento psicossocial ao interno e à família, tratamento contra dependência química, educação básica, assistência médica e jurídica.

O Projeto “Fábrica Escola – Teoria e Prática para a Vida” conta com a parceria entre Poder Judiciário estadual, Ministério Público, Defensoria Pública, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Associação Cearense de Magistrados (ACM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fundação Deusmar Queirós, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB/CE) e outras instituições públicas e privadas.

A instituição funciona na avenida Dom Manuel, nº 738, no centro de Fortaleza. A maior parte do dinheiro arrecadado com a venda dos produtos é destinada aos egressos. O restante é usado para a compra de matéria-prima.

Fonte: TJCE