O V Congresso Brasileiro de Direito da Família foi aberto na noite desta quarta feira (25) com uma homenagem ao advogado e ex-presidente da OAB-CE, Feliciano de Carvalho, pelos seus mais de cinquenta anos de atuação. Feliciano recebeu um troféu, abrindo a solenidade de instalação do Congresso, na área de convenções do hotel Oasis Atlântico.

A solenidade contou com as presenças da secretária geral adjunta da OAB-CE, Roberta Vasques, na ocasião representando o presidente da secional, Valdetário Monteiro, e do presidente da Comissão de Direito de Família da OAB-CE, Marcos Duarte, que também dirige o Congresso.

A palestra magna foi proferida pelo advogado Rolf Madaleno, do Rio Grande do Sul, que falou de Alimentos Compensatórios. Doutrinador e autor de vários livros, Madaleno ressaltou que ainda há dúvidas e incompreensões em torno de um direito fundamentado na solidariedade e que se efetiva como uma “compensação econômica” para o cônjuge que perde bruscamente o padrão de vida após a separação.

O Congresso de Direito de Família recomeça esta manhã, com Melissa Teles Barufi (RS) abordando a Guarda Compartilhada, e com Marleide Maciel (CE), tratando da Filiação Socioafetiva. A programação segue até sexta feira (27).