Socializar o conhecimento, trocar experiências, tirar dúvidas e possibilitar a capacitação dos advogados são os principais objetivos do curso “Peticionamento Judicial Eletrônico e Certificação Digital”, ministrado na manhã desta sexta-feira (20) pela Escola Nacional de Advocacia (ENA).

O curso, que acontece no auditório da Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (Fesac), é ministrado pelo Presidente da Comissão de Tecnologia da Informação da OAB-Pernambuco, Frederico Preuss Duarte, e pelo coordenador da Capacitação Nacional em PJe e Certificação Digital do Conselho Federal da OAB, João Luiz Chaves Couto.

De acordo com o diretor geral da ENA, Henri Clay Santos Andrade, é importante promover esta capacitação uma vez que as mudanças para quem trabalha no sistema judiciário brasileiro foram rápidas e representam uma constante.

“É preciso não só capacitar, mas também promover uma discussão sobre o aprimoramento do PJe, porque trata-se de uma realidade irreversível. O PJe é de extrema importância do judiciário, da mesma forma em que é amplo e eficiente para a garantia do exercício da justiça”, diz.

Para o tesoureiro da OAB-CE, Marcelo Mota, o curso realizado hoje representa um importante passo na concretização de uma política de capacitação contínua dos advogados cearenses.

O presidente da Comissão de Informática Jurídica da OAB-CE, Renato Torres, enfatizou que não é impossível de se trabalhar com o PJe, mas que a capacitação torna-se necessária diante dos desafios impostos pelo avanço tecnológico.

De acordo com o diretor executivo da Fesac, Caio Falcão, há possibilidade de realização de uma segunda edição do curso ainda este ano, prevista para novembro. A demanda de advogados durante o período de inscrição é razão para que os conselheiros da ENA voltem ao Ceará para promover, novamente, diálogo com os advogados.

O curso “Peticionamento Judicial Eletrônico e Certificação Digital” é realizado pela ENA, como resultado da parceira firmada entre a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE), Fesac e a Fundação Demócrito Rocha (FDR).