O DPVAT é um seguro que cobre os 190 milhões de brasileiros, contudo, a maior parte da população não tem conhecimento sobre ele. Muitas vezes nem mesmo os profissionais do Direito têm informações suficientes acerca do tema. Foi pensando nisso que o advogado cearense Aldairton Carvalho Júnior, Liana Furtado, Suiana Schimitt e Lohana Machado escreveram o livro DPVAT Teoria & Processo, que foi lançado no último dia 24 de setembro em Fortaleza. O livro teve a apresentação do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE), Valdetário Monteiro. 

Com linguagem clara e objetiva, os autores tocam em aspectos relevantes do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados Por Veículos Automotores de Via Terrestre ou por sua Carga a Pessoas Transportadas ou Não (DPVAT).

Advogando há mais de cinco anos, com cerca de 70 mil processos que envolvem acidentes de trânsito e o seguro DPVAT, o advogado Aldairton Carvalho Júnior explica que o público alvo de seu livro inclui acadêmicos de direito, advogados, magistrados, seguradoras, reguladoras e vítimas de acidentes de trânsito. 

Segundo Aldairton, a iniciativa de escrever um livro sobre o DPVAT surgiu porque percebeu que há muitas dúvidas sobre o seguro, tanto de vítimas, advogados, magistrados e operadores do Direito em geral. O objetivo do advogado é explicar a função administrativa do seguro, assim como o aspecto judicial e o Direito em si, citando, inclusive, jurisprudências.
O prefácio do livro foi escrito por um dos maiores juristas do Brasil na área de seguros, Ricardo Bechara Santos. O livro vai estar disponível para compras nas maiores livrarias do País, por R$ 60,00.