Ações planejadas pela Fundação Escola Superior de Advocacia do Ceará-FESAC para serem implementadas no ano que vem foram antecipadas para começar já em outubro. Este foi o principal resultado da reunião de planejamento da diretoria da OAB-CE com a direção da FESAC, realizada na noite desta segunda feira (30), no gabinete da presidência. Entre as decisões está a de dotar cada uma das 12 Subseccionais da Ordem com um multiplicador e um técnico em informática, para treinar os advogados a manejar os sistemas de peticionamento judicial eletrônico. O planejamento desta ação, que prevê uma parceria entre a Comissão de Informática e a FESAC, começaria só em 2014. Mas a crescente demanda, especialmente dos profissionais do interior do Estado, obrigou à antecipação. Além de aulas de capacitação e atualização, os advogados também poderão instalar programas e tirar dúvidas sobre como aproveitar melhor a informática no atendimento do jurisdicionado.

Outra ação antecipada foi a de ampliar o número de cursos de extensão oferecidos de cinco para dez por mês, mantendo a carga horária no intervalo de 12 a 20 horas. Ficou decidido que os novos cursos serão mais práticos que teóricos e que serão prioritariamente dirigidos ao advogado – sem prejuízo para bacharéis e estudantes. Os novos professores serão recrutados entre os membros das 52 comissões temáticas. Um levantamento está sendo realizado entre os integrantes das comissões, para formar uma nova grade de cursos, o que só estava previsto para o ano que vem. “Nosso objetivo é ter pelo menos um curso correspondente ao tema de cada Comissão”, adiantou o diretor-geral da FESAC, Caio Falcão. O professor terá a certificação de ensino em Instituição Superior. Outra novidade é que os ciclos de estudos promovidos pelas comissões passarão a ser chancelados pela FESAC. “Vamos apoiar na elaboração do projeto acadêmico, de forma a certificar toda participação”, explicou Falcão.

Pela diretoria da OAB-CE, participaram da reunião o presidente Valdetário Monteiro; o vice-presidente, Ricardo Bacelar; o secretário-geral, Jardson Cruz; a secretária-geral adjunta, Roberta Vasques; e o tesoureiro, Marcelo Mota. Pela FESAC, participaram o diretor-geral, Caio Falcão; o vice-diretor-geral, Ivan Félix; o diretor-tesoureiro, Guilherme Eliano; o diretor-acadêmico, Vanilo de Carvalho; a coordenadora-acadêmica, Patrícia Machado; e a coordenadora-executiva, Léa Feitosa.