O prefeito Roberto Cláudio esteve na OAB-CE, na tarde desta quinta-feira, 5, expondo os projetos e ações de sua administração. Por mais de três horas, acompanhado por secretários e vereadores de sua base aliada, aproveitou para fazer balanço dos oitos meses de gestão. A comitiva foi recepcionada pelo presidente da Secional alencarina, Valdetário Andrade Monteiro. Também estiveram presentes ao encontro, o vice-presidente Ricardo Bacelar, o secretário geral Jardson Cruz, a secretária geral adjunta, Roberta Vasques, e o tesoureiro Marcelo Mota.

Para plateia de conselheiros estaduais da Ordem dos Advogados do Brasil, presidentes de Comissões da entidade e dirigentes de instituições de classe, o prefeito anunciou a criação do Conselho da Cidade, que reunirá 90 instituições e personalidades, para discutir e monitorar as ações da Prefeitura. Na ocasião, Roberto Cláudio convidou a OAB-CE para integrá-lo. “A OAB sempre esteve ao lado das causas sociais, sempre com atos corajosos pela manutenção da ordem democrática”, afirmou.

Valdetário Monteiro agradeceu ao convite e a visita do prefeito de Fortaleza e ressaltou que a Secional cearense muito tem a contribuir com o Conselho, apresentando alternativas positivas que atenderão aos anseios e necessidades da cidade.

Durante a reunião, Roberto Cláudio fez explanação dos projetos para os próximos três anos. Assegurou que sua administração vai “olhar” para o sul da cidade, onde será priorizada a instalação de equipamentos públicos. Naquela região estão localizadas as áreas mais densas e mais pobres de Fortaleza. Informou, também, que 70% dos investimentos serão concentrados na saúde, educação e mobilidade.

Por mais de uma hora, fez balanço da situação da saúde e anunciou recursos para o setor, tais como ampliação da cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) para 80% da população, e a ampliação dos postos de saúde, bem como criação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dentre outros.

Roberto Cláudio falou ainda sobre o Plano de Mobilidade Urbana e o Plano Mestre de Desenvolvimento Urbano, liderado por ambientalistas, geólogos, geógrafos, urbanistas, dentre outros. “A ideia é reproduzir iniciativas vencedoras entre outros países e colocar em prática o Planefor, que não se tornou realidade”, afirmou.

Após a apresentação dos projetos, diretores da OAB-CE e conselheiros secionais parabenizaram o prefeito por buscar a interlocução com a sociedade e pelas propostas administrativas.

O conselheiro Márcio Vitor observou que, caso eles sejam colocados em prática, Fortaleza passará a ser uma cidade de vanguarda. “Estou esperançoso com suas ideias”, disse. O secretário geral Jardson Cruz parabenizou Roberto Cláudio pela explanação. Elogios também foram feitos pelo presidente da Comissão de Saúde da OAB-CE, Ricardo Madeiro.