O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, e o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), foram dois dos homenageados com a comenda da Ordem do Mérito da Advocacia Pública, entregue durante a solenidade de encerramento do congresso nacional da Associação Brasileira de Advogados Públicos-ABRAP, na noite desta sexta feira, em Fortaleza. O ato foi dirigido pelo presidente da ABRAP, Marcos Stamm. Além dos homenageados, também cumpuseram a mesa o diretor jurídico da Itaipu Binacional, Cezar Eduardo Ziliotto, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Walter Cavalcante, o conselheiro licenciado da Ordem dos Advogados do Brasil e membro do Conselho Nacional do Ministério Público, Leonardo Carvalho, a presidente da Comissão Estadual do Advogado Público, Tânia Coutinho, e o deputado federal, Daniel Oliveira (PMDB-CE).

O presidente Valdetário Monteiro fez um discurso em que saudou Tânia Coutinho, pelo trabalho desempenhado na Comissão e na organização do congresso. “Ela é uma batalhadora incansável. Mobilizou um país inteiro para estar aqui e discutir as questões da advocacia pública”, destacou. Ao cumprimentar o outro homenageado da noite, Monteiro afirmou que Eunício Oliveira representava a “boa política”, e destacou o trabalho do senador na condução da reforma polícia. Tânia Coutinho também o senador, num discurso emocionado, em que afirmou que “ele é o nosso senador. É um político de quem nós precisamos”. Dirigindo-se a Valdetário Monteiro, ela agradeceu o apoio recebido da OAB-CE na realização do congresso e destacou que o homenageado é “um homem que enfrenta o “bom combate”. “Ele enfrenta a Justiça, ele enfrenta tudo”, completou.

Finalmente, discursou o senador Eunício Oliveira. O senador reconheceu a importância dos advogados públicos e se colocou em posição favorável as lutas da categoria. Entre as reinvidicações está a aprovação da PEC 39/2012, que visa colocar a Advocacia Pública dos estados e municípios no mesmo patamar da União. A PEC, que tem como relator o senador Gim Argello (PTB-DF) e é de autoria do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), deve ser votada ainda neste ano na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.

Eunício Oliveira também fez uma prestação de contas como presidente da Comissão de Constituição e Justiça e líder do PMDB no Senado. E, ao agradecer a comenda, afirmou: “Essa homenagem me engrandece, me enche de alegria, mas de responsabilidades também”. O congresso foi oficialmente encerrado pelo presidente da ABRAP, Marcos Stamm.