Advogados que militam na área penitenciária contam, a partir de hoje, com uma nova estrutura na Casa de Privação Provisória e Liberdade (CPPL IV), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. Foi instalada, na manhã desta quarta-feira (30), a mais nova sala de apoio aos advogados do Estado do Ceará.

A solenidade contou com a presença do presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro; do presidente da Subseção da OAB na Região Metropolitana de Fortaleza, Raphael Mota; do conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Leonardo Carvalho; do presidente da Comissão de Direito Penitenciário da OAB-CE, Márcio Vitor de Albuquerque e os respectivos integrantes; do coordenador do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia, José Navarro; além de demais profissionais da área; e do secretário adjunto da Sejus, Augusto Câmara, e o diretor da CPPL IV, Kany Bezerra.

Como forma de resgatar a história jurídica no Ceará, todas as salas de apoio aos advogados fazem uma homenagem aos profissionais que se destacaram nesta seara jurídica. No CPPL IV, a sala faz uma homenagem ao advogado criminalista Evaldo Ponte.

Segundo do presidente Valdetário Andrade Monteiro, a inauguração da sala foi possível a partir de um trabalho conjunto com a Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) ao ceder o espaço para a inauguração do equipamento. “Temos a obrigação de prestar melhor atendimento a todos os advogados do Ceará e a inauguração da sala representa esta conquista”, ressalta o presidente.

Márcio Vitor de Albuquerque destacou que o equipamento é um espaço para defender que os advogados possam, com uma melhor estrutura, acompanhar os processos judiciais de seus clientes. Para o conselheiro do CNMP, Leonardo Carvalho, “a sala é um símbolo de bem-estar, de conquista”, reflete. O advogado Waldir Xavier, em seu depoimento, relembrou, de forma emocionada, a trajetória do homenageado e a sua contribuição para a advocacia do Ceará.

Marcelo Ponte, filho de Evaldo Ponte, agradeceu o reconhecimento da OAB-CE ao homenagear seu pai com a sala de apoio dos advogados, destacando a “imensa satisfação que o nome de seu pai pertença à memória da história da advocacia cearense e da OAB-CE”.