A trajetória surpreendente de Sobral Pinto, advogado de coragem inabalável, que lutou pela justiça e pela democracia , ousou desafiar a ditadura e levou um milhão de pessoas ao delírio ao subir no palanque  das Diretas, aos 90 anos, para lembrar ao Brasil que “todo poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido”.  Essa é a história que estreia nesta sexta-feira (01), nos cinemas de todo o Brasil.

O mote para o filme foi a descoberta, em 1999, de arquivos secretos de áudio do Superior Tribunal Militar com registros impressionantes de defesas de presos políticos durante a ditadura, um raio-X dramático dos anos de chumbo.

(Do site: www.oab.org.br)

Nas gravações, umas das vozes que mais se ouve, indignada e desafiante, é a do jurista Sobral Pinto. A partir da descoberta destes arquivos históricos, o filme “Sobral – O Homem que Não Tinha Preço” leva o público a conhecer a figura singular de Sobral Pinto: a coragem, a ética, o humor, a fé, a luta incansável pela justiça – sem cobrar honorários nem aceitar favores.

Com depoimentos de personagens como Luís Carlos Prestes e sua filha Anita Leocádia, Zuenir Ventura, e do próprio Sobral, impagável em seus relatos, o filme resgata um dos maiores advogados da história do Brasil, que colocou a justiça acima de qualquer ideologia e desafiou todos os ditadores brasileiros do século 20, tornando-se um dos maiores defensores dos direitos humanos de que já se teve notícia.