Presidentes de Comissões de Defesa de Prerrogativas de todo o Brasil estiveram reunidos na última quarta-feira (2), em Brasília, durante evento que tratou das principais ações a serem empreendidas pela instituição na defesa dos advogados.

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho destacou que a defesa das prerrogativas “é a resolução nº 1 tomada por esta diretoria logo no seu primeiro dia de gestão”. O presidente destacou, também, as ações que vem sendo empreendidas ao longo deste ano pela Procuradoria Nacional de Defesa de Prerrogativas e pela Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, que de forma conjunta, vem alcançando objetivos importantes em prol da advocacia.

O tesoureiro da Secional cearense da OAB, Marcelo Mota, esteve presente ao evento, junto com o coordenador do Centro de Apoio e Defesa do Advogado da instituição, José Navarro. Para Marcelo Mota, encontros dessa natureza enaltecem, preservam e fortificam o livre exercício da advocacia, pois o advogado valorizado implica em cidadão respeitado.

“Comemoramos nesse mês de outubro os 25 anos da promulgação da Constituição Federal, destacando a importância do art. 133 no texto constitucional, em que dispõe que o advogado é indispensável à administração da justiça. Essa é, portanto, a bandeira da advocacia”, diz.
De acordo com Marcelo Mota, o Conselho Federal planeja uma Campanha Nacional de Prerrogativas e Valorização da Advocacia, especialmente no que tange os honorários advocatícios. Para a campanha, serão realizadas caravanas em todos os estados da Federação, envolvendo milhares de advogados, juntos em prol de uma causa, o respeito às prerrogativas profissionais.
“A OAB-CE tem o orgulho de ser a única no país a ter um Centro de Apoio à Advocacia, com advogados especialistas contratados pela Ordem, para a adoção de providências necessárias à defesa do advogado e da advocacia, acompanhando, defendendo e assistindo o advogado quando atingido em suas prerrogativas profissionais ou quando prejudicado em seu exercício profissional”, destaca Marcelo Mota.

Para José Navarro, coordenador do Centro de Apoio da OAB-CE, o evento foi de extrema importância porque os problemas quanto ao exercício da advocacia não encontram-se limitados somente a um estado da federação, mas atinge o país inteiro. “Tendo como exemplo a OAB-CE, outras Secionais irão planejar uma estrutura semelhante ao Centro de Apoio ao Advogado como forma de garantir ainda mais a defesa das prerrogativas e da atuação dos profissionais”, diz.