O Vice-presidente da OAB-CE no biênio 1971-1973 e ex-tesoureiro da entidade no biênio 1958-1960, Raimundo Evaldo Ponte, empresta o nome à sala de apoio aos advogados, que será inaugurada amanhã (30), pela OAB-CE, na Casa de Privação Provisória de Liberdade 4-CPPL4, em Itaitinga. Outra sala de apoio, que será entregue no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira 2 – IPPOO2, também em Itaitinga, homenageia outra figura que fez história, o advogado e ex-diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará –UFC, Wellington Rocha Leitão. O ato de inauguração da sala do IPPOO2 será realizado às 9 horas e a sala da CPPL4 às 10 horas e 30 minutos.

As duas solenidades serão dirigidas pelo presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, e contará com as presenças do presidente da Subseccional da Região Metropolitana, Rafael Mota, de autoridades da Justiça e de familiares dos homenageados. As salas, instaladas na ala da diretoria dos presídios, estão equipadas com mesa de reunião, cadeiras de espera, computador conectado à internet e impressora multifuncional. Com o novo espaço, o advogado poderá peticionar e tomar outras providências em nome do preso com agilidade, conforto, segurança e sem precisar voltar ao escritório.

Os homenageados – Raimundo Evaldo Ponte nasceu em Granja, em 1921. Foi promotor, defensor público e se notabilizou pelas defesas que fazia no Tribunal do Júri. Raimundo Evaldo Ponte morreu de embolia pulmonar, em 2008, aos 87. Wellington Rocha Leitão faleceu em março passado, aos 71 anos. Além de professor dedicado, era pai do então Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado e ainda presidente do Ceará Sporting Club, Evandro Leitão, e dos advogados Hélio Winston Leitão e Wellington Leitão Filho.

O Prof. Wellington Leitão dirigiu a Faculdade de Direito da UFC no período de 2003 a 2007. Foi docente do Departamento de Direito Público e destacado defensor público.