A Sétima Semana Nacional da Conciliação no Estado do Ceará será aberta nesta segunda feira (2), às 8 horas, em Fortaleza, numa solenidade no salão de entrada do Fórum Clóvis Beviláqua. A Semana é uma promoção do Conselho Nacional de Justiça, que leva o apoio da OAB em todo o país. Segundo o coordenador do Centro de Apoio ao Advogado da OAB-CE, José Navarro, que representará a Ordem no ato de abertura, “a OAB participa estimulando os advogados a motivarem os seus clientes, a buscarem a conciliação”.

A cada ano, o Ceará tem se destacado no número de conciliações realizadas. As varas identificam os processos que podem ser abreviados e intima as partes a tentarem um acordo. É neste momento que o advogado entra em ação, explicando ao cliente que o entendimento pode ser melhor que a disputa judicial. “É importante para os advogados de ambas as partes, porque ninguém sabe quanto tempo o processo pode durar, nem há a garantia de que a decisão do juiz seja a mais justa”, argumenta Navarro.