A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE) firmou um convênio histórico na manhã desta segunda-feira, 18. Por meio do projeto “Universidade vai à OAB-CE”, alunos da graduação em Direito de instituições de ensino superior no Ceará podem visitar a sede da OAB e conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Secional cearense.

Nesta primeira edição, o convênio beneficiou alunos da Faculdade Estácio-Fic. Recebidos pelo presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, e pelo tesoureiro da Ordem, Marcelo Mota, os alunos obtiveram informações sobre o trabalho desenvolvido pela instituição, tanto em parceria com o Conselho Federal quanto com as 12 Subsecionais.

Para o presidente Valdetário Andrade Monteiro, o distanciamento que havia entre a OAB-CE e as instituições de ensino superior no Estado passam a não mais existir. O convênio firmado hoje representa um dos mais importantes passos que a OAB-CE dá para aproximar os estudantes de Direito para conhecer a entidade que os representará quando graduados.

“É preciso aproximar ainda mais o meio acadêmico da OAB-CE. Estamos disponibilizando alguns serviços para que os estudantes conheçam a OAB muito antes de receberem a carteira quando aprovados no exame de Ordem”, salienta o presidente Valdetário Andrade Monteiro.

De acordo com o tesoureiro Marcelo Mota, esta é a primeira de muitas ações que ainda serão realizadas para beneficiar os estudantes dos cursos de Direito. “A instituição está de portas abertas para que os alunos possam conversar com a diretoria e saber mais sobre o dia a dia da OAB-CE”, declarou.

Para o professor Vanilo Carvalho, diretor acadêmico da Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (Fesac), salientou que a OAB-CE não só defende os direitos dos advogados, mas promove cursos de capacitação para que os profissionais estejam bem qualificados para o mercado de trabalho.

De acordo com a professora Eveline Correia, da Estácio-Fic, a oportunidade é ímpar para os estudantes do Direito, que passam a conhecer a instituição que os representará. “Foi uma parceria bastante proveitosa e muitos dos estudantes não sabiam o que é a OAB. Esta iniciativa faz diferença para os estudantes”, diz.