O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE), Ricardo Bacelar, foi indicado para o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. A presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da OAB-CE, Rossana Brasil, é conselheira suplente. A nomeação aconteceu na manhã desta segunda-feira (11) durante o lançamento das vagas terapêuticas para tratamento de dependentes químicos entre o Governo do Estado e o Ministério da Justiça.

De acordo com Ricardo Bacelar, o trabalho a ser realizado com o governo do Estado é importante por representar uma ação conjunta contra a “epidemia que se tornou a droga”. Em sua análise, o trabalho a ser desempenhado pelos conselheiros é de contribuir para que as ações sejam efetivas e eficazes.

Para a conselheira suplente, Rossana Brasil, o trabalho de prevenção é necessário. No entanto, a realidade hoje presume uma ação assertiva e, neste caso, o tratamento é o mais indicado. “As drogas invadiram as casas dos brasileiros de uma forma que, tanto para quem consome ou para quem trafica, o fim é inevitável. E isso representa muita dor e sofrimento para a família”, diz.

Tratamento

O Ceará terá 478 vagas em comunidades terapêuticas para tratamento de dependentes químicos, sendo 239 sob financiamento da União e mais 239 financiadas pelo Governo Estadual. O Edital de 2013 está sendo analisado com possibilidade de mais 172 vagas do Governo Federal, onde serão ampliadas as vagas do Governo Estadual em mais 172, perfazendo um total de 802. Além das vagas, foi assinada a ordem de serviço para a construção do Centro de Desintoxicação e Reinserção Social.

Para a assessora especial de Políticas Públicas sobre Drogas, Socorro França, as ações são uma “resposta aos desafios impostos a toda a nação brasileira frente ao fenômeno do uso de crack e outras drogas, apresentar a efetivação de ações integradas e intersetoriais que unem o Governo Estadual e Governo Federal”.

Ela explica ainda que como ação estruturante de forma integrada e intersetorial, a Secretaria de Educação do Estado do Ceará disponibilizará o uso da Escola Juvenal Galeno para  sediar o Centro de Referência sobre Drogas (CRD), que será equipado pela Senad, com recursos do Programa “Crack, é possível vencer”, incluindo duas Unidades Móveis para ações de prevenção e orientação sobre drogas em todo o Estado. A manutenção do CRD ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

Com informações da assessoria do Governo do Estado do Ceará.