A comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Ceará entrou com ação na Justiça nesta quarta-feira (11). Desde 2008, quando a Rodoviária João Tomé passou pela reforma mais recente. O custo para uso dos banheiros varia de R$ 0,75 a R$ 2, dependendo da forma como o passageiro vai utilizar o sanitário.

“Diante de uma fundamentação bem feita, a ser apresentada à diretoria do poder concedente, será feita uma reanálise desse contrato sensibilizando a autoridade pública no sentido de que a cobrança pelo uso do banheiro fere o princípio da dignidade humana. Sobretudo, já estaria sendo custeado o uso quando passageiro paga o embarque”, diz o membro da comissão da OAB Ednardo Rolim.

O gerente da rodoviária, Fábio Lago, diz que a cobrança é prevista no contrato com o poder público e que aguarda a decisão da Justiça. “Estamos esperando. O que a Justiça decidir nós vamos cumprir com certeza”, diz.

“A gente ainda tem que pagar para entrar, eu acho isso um absurdo, horrível, não deveria haver cobrança para entrar no banheiro. Nota zero”, reclama a agricultora Ivanir da Silva. A empresa responsável pela administração da rodoviária diz estar ciente das reclamações dos passageiros e lembra que funcionários do local e pessoas com mais de 60 anos são dispensadas da cobrança.

Para ver matéria: Portal G1