O presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, assinou nesta segunda feira (4), na sede da OAB-CE, o compromisso do repasse de R$ 4 milhões para a construção da nova sede da Seccional cearense. O ato de assinatura foi realizado durante a visita de cortesia que fez ao Conselho Estadual da Ordem, ocasião em que foi recebido pelo presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, e diretores da entidade. O projeto da nova sede está na fase de doação do terreno por parte da Prefeitura de Fortaleza. Uma proposta do Executivo que tramita na Câmara Municipal, destina uma área de 17 mil m² na avenida Washington Soares, no local conhecido como Curva da Unifor, e prevê a contrapartida da construção de uma praça de 10 mil m² pela OAB-CE no local.

Valdetário Monteiro destacou os investimentos feitos no atendimento online da OAB-CE, especialmente na emissão de 40 mil certidões, que otimizaram em 40% o espaço físico do prédio-sede. E defendeu a necessidade de que a OAB-CE, FESAC e CAACE passem a ocupar um mesmo prédio, racionalizando custos e melhorando os serviços prestados ao advogado. Antes de assinar o aporte financeiro, o presidente Marcus Vinícius disse que a OAB-CE merece um prédio que corresponda à sua envergadura e à sua dignidade. Ele fez uma espécie de prestação de contas da gestão e listou os desafios atuais como a aprovação de novas prerrogativas constantes do projeto do Código de Processo Civil, a regulamentação dos honorários para a advocacia pública e a manutenção do modelo de cobrança do ISS para os escritórios e sociedades.

Compuseram a mesa, além dos dois presidentes, o tesoureiro da OAB-CE, Marcelo Mota, a secretária-geral adjunta, Roberta Vasques; o secretário-geral, Jardson Cruz, e o conselheiro federal, Danilo Mota.