Na segunda quinzena de abril do próximo ano, o Conselho Federal da OAB realizará, em Juazeiro do Norte (CE), um importante evento com o intuito de dispensar atenção especial aos advogados atuantes no sertão brasileiro. Trata-se do I Encontro Nacional dos Advogados dos Sertões, uma iniciativa do diretor tesoureiro da OAB Nacional, Antônio Oneildo Ferreira, que é coordenador do evento ao lado do presidente da seccional cearense da OAB, Valdetário Andrade Monteiro.

Oneildo conta que a ideia surgiu exatamente em uma viagem ao sertão. “Quando o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, visitou o município de Paraibano (MA), seu domicílio como advogado, foi surpreendentemente recebido por vários advogados que queriam externar satisfação e alegria pela posse de um advogado sertanejo na presidência do Conselho. Houve uma boa repercussão na imprensa, então pensamos na causa desses advogados militantes do interior do Brasil”, resume o idealizador.

Para ele, “há uma necessidade manifesta de se olhar para o advogado do sertão. Ele vive sob peculiaridades históricas e aspectos diferenciados, muitas vezes com grandes adversidades. Os sertões vão do Maranhão ao norte de Minas Gerais, ocupando grande parte do território brasileiro”. O diretor tesoureiro da OAB Nacional, inclusive, lembra que um dos obstáculos que certamente o Processo Judicial Eletrônico (PJe) enfrentará é a falta de infraestrutura do Brasil.

Ao levar a ideia do encontro para debate, Oneildo ganhou um aliado: o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, que logo se ofereceu para ajudar na coordenação do evento e sediá-lo em seu Estado. “É chegado o momento de uma inovação interativa, de valorizar o advogado que milita no interior dos Estados. Vamos reunir não só os advogados das regiões Norte e Nordeste, mas do Brasil inteiro, para resgatar histórias da advocacia”, pontua.

Cultura valorizada

O encerramento do I Encontro Nacional dos Advogados dos Sertões será marcado por uma apresentação de uma modalidade musical típica do sertão: o repente. “Teremos um destaque diferenciado. Um festival de violeiros repentistas para homenagear os advogados. Trata-se de uma das mais ricas expressões culturais brasileiras”, lembra Oneildo.

Valdetário, por sua vez, comemora a atenção especial ao sertão brasileiro. “O perfil da gestão de Marcus Vinicius é marcado, entre outras coisas, pela aproximação entre o Conselho Federal e as seccionais, os advogados militantes, os anônimos, todos. Com essa atenção aos sertões, queremos fazer cumprir o princípio federativo de reduzir desigualdades regionais”, concluiu.

Fonte: Conselho Federal da OAB