Vai se chamar Advogado Emídio Viana o posto avançado do Tribunal de Ética e Discplina-TED da OAB-Ce, que será inaugurado no Fórum Clóvis Beviláqua. A solenidade será realizada no próximo dia 27, às 16 horas. O posto recebeu o nome numa homenagem ao ex-conselheiro da Ordem, assassinado em Fortaleza, no dia primeiro de janeiro. “Meu irmão era extremamente disciplinado como advogado, um homem de grande senso moral e de bom coração”, comentou em nome da família do advogado, jornalista Antônio Viana, ao saber da homenagem. “A OAB age rápido em homenagear um dos advogados mais presentes no Fórum e um dos mais atuantes e dedicados à categoria”, concluiu.

O novo serviço passa a funcionar em sala própria localizada no Centro de Apoio ao Advogado e em convergência com a Ouvidoria da OAB-CE. Os casos encaminhados pelo ouvidor serão formalizados no posto avançado por um advogado auxiliar do TED, e depois serão encaminhados para a análise do presidente do Tribunal, sem a necessidade de tramitar no Conselho da Ordem.   “Em caso de instauração do processo, o julgamento poderá ser apressado em cinco meses”, avaliou o presidente do TED, Damasceno Sampaio. “Estamos trabalhando para instalar um posto avançado no Fórum Autran Nunes ainda este mês. Ao longo do ano, pretendemos chegar também ao interior”, previu.