A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE) entregou, na manhã desta terça-feira (14), na Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (Fesac), as primeiras carteiras de 2014 aos advogados aprovados no Exame de Ordem. No total, 49 novos profissionais do Direito fizeram o juramento e assumiram, perante a diretoria da Ordem, a responsabilidade de atuar com ética e na busca de uma justiça igualitária.

Por ser o primeiro momento em que os novos advogados passam a conhecer a OAB-CE, o presidente da instituição, Valdetário Andrade Monteiro, faz questão de que este seja um encontro que se estabeleça uma maior proximidade com os novos profissionais. E, num tom informal, o presidente conversou sobre a necessidade de se manter um constante aperfeiçoamento profissional.

“Este é um momento muito importante na vida de cada um de vocês. Antes, era a preocupação com a aprovação nas disciplinas. Depois, a aprovação no Exame de Ordem. E, agora, a preocupação com o início da carreira. É por essa razão que a OAB-CE está do lado de cada novo advogado para dar o suporte adequado em todos os momentos que venha a precisar da Ordem”, salientou.

O vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar, destacou que a instituição também tem a missão de defender prerrogativas profissionais. No entanto, é também responsável pela defesa das causas da sociedade. “Atualmente, a OAB-CE possui 55 comissões temáticas e cada um dos novos advogados pode participar das comissões, contribuindo para o debate entre a OAB e a sociedade”, diz.

Na ocasião, o tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Renan Viana, destacou os benefícios de ser um associado à CAACE, instituição que oferta serviços de saúde, traslado, descontos em lojas conveniadas e hotel de trânsito aos advogados, seja na Capital quanto no Interior do Estado.

De acordo com o diretor acadêmico da Fesac, Vanilo Carvalho, o momento de entrega de carteiras marca o caminho para a busca de uma justiça individual com referência para o coletivo. E é por meio das capacitações promovidas pela Fesac que cada um dos novos profissionais tem a oportunidade de se aperfeiçoar. Durante a solenidade, o presidente Valdetário anunciou o início de mais uma turma do Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia na próxima segunda-feira (20).

O advogado Leonardo Feitosa, integrante da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira (OAB Jovem), aproveitou a oportunidade para desejar sucesso aos novos profissionais.

Davi Aguiar, o mais novo advogado do Estado e escolhido para representar a turma com um breve discurso, disse que o desafio em ser advogado é diário. “Todos nós precisamos trilhar e construir a nossa própria história. E hoje começamos com um grande passo”, salienta.