O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, pediu que o fortalezense ajude a polícia a encontrar o assassino do advogado Emídio Viana, morto supostamente num desentendimento de trânsito, na madrugada desta quarta feira (1), no bairro Mondubim. A solicitação foi feita durante a entrevista coletiva que concedeu, ao lado do diretor da Divisão de Homicídios da Secretaria de Segurança Pública, Luis Carlos Dantas, na tarde desta quinta feira (2), na sede da Delegacia de Homicídios, no bairro de Fátima, depois de ser informado que ainda são poucos os dados reunidos pela polícia para esclarecer o crime. “Pedimos às pessoas que, por acaso, tenham passado no momento da batida ou do crime e que tenham visto, filmado ou fotografado, que nos deem alguma informação”, apelou o presidente da OAB-CE.

A Polícia Forense examinou o carro e o corpo do advogado, que pouco indicam sobre a autoria do crime. E não obteve sucesso na localização de testemunhas e de imagens de câmeras de vigilância. As informações levantadas com a família e com o Centro de Apoio aos Advogados da OAB-CE apontaram que, mesmo atuando na área penal, Emídio Viana não tinha inimigo nem sofria ameaça. “Alguém que tenha sabido da batida, do assassinato, que tenha estado com o autor do crime, que tenha achado estranho um carro batido, ou uma roupa com marca de sangue, toda informação é importante nessa hora”, insistiu Monteiro. As informações podem ser fornecidas pelos telefones da polícia, (85)3257.4807, 181 e 190, ou da OAB-CE, (85)3216.1600 e 0800085800 (grátis). “A identidade do informante será preservada”, assegurou.

Também participaram da reunião dois dos quatro membros da comissão de advogados da OAB-CE que acompanhará os trabalhos de investigação da polícia, José Maria Rios e Waldir Xavier. Também compõem a comissão os advogados Paulo Quezado e Cícero Quezado. O advogado e ex-conselheiro do Tribunal de Ética e Disicplina da OAB-CE, Emídio Cézar Viana de Carvalho, natural de Tauá, será sepultado às 16 horas desta quinta feira (2), no cemitério Parque da Paz.