A segunda reunião da Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário da OAB será na próxima segunda-feira (25), no Salão Nobre do Conselho Federal, em Brasília. Além dos integrantes da Coordenação, participarão também membros do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária e do Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais.

A Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário é presidida por Adilson Geraldo Rocha, de Minas Gerais, com Márcio Vitor Meyer de Albuquerque (CE) como vice-presidente e Umberto Luiz Borges D’Urso (SP) como secretário. O grupo é formado com conselheiros de todos os Estados.

A reunião terá como tema central a situação do sistema penitenciário em cada Estado do país. Os integrantes da Coordenadoria apresentarão relatórios atualizados e trabalharão na proposição de soluções para o caos que toma conta dos presídios do Brasil.

Empossada no dia 4 de fevereiro, a Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário da OAB produziu logo nos primeiros dias de trabalho um ofício que foi encaminhado ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O documento lista 16 ações para melhorar a situação das cadeias, como por exemplo a realização de mutirões de julgamento de condenados, já que muitos presos são provisórios.

Fonte: Conselho Federal da OAB