As indicações nas portas com detectores de metais no Fórum Clóvis Beviláqua foram modificadas. Agora, não existe mais distinção entre o acesso que era destinado somente aos servidores dos acessos destinados aos advogados e cidadãos. Nas portas, apenas as palavras “entrada” e “saída” indicam a orientação. A mudança ocorreu após a visita realizada pelos diretores da OAB-CE na última terça-feira (25).

Na ocasião, o presidente da instituição, Valdetário Andrade Monteiro – acompanhado do vice-presidente, Ricardo Bacelar, e do secretário geral, Jardson Cruz – entregou um requerimento ao diretor do Fórum, Francisco Luciano Lima Rodrigues, para que fosse considerada a aplicabilidade da Resolução 104 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na referida resolução, o parágrafo III do artigo 1º é enfático, ao destacar que todos que queiram ter acesso às varas criminais e áreas adjacentes ou às salas de audiência das varas criminais, ainda que exerçam qualquer cargo ou função pública, ressalvada a escolta de presos, devem se submeter à passagem pelos detectores de metais.

De acordo com o presidente Valdetário Andrade Monteiro, a decisão do Fórum contempla a Resolução do CNJ e assegura que todos devem passar pelas portas magnéticas. “E, para facilitar o acesso dos advogados, a OAB-CE repassou os dados de todos os profissionais cadastrados na instituição para que não seja necessário fazer outro cadastro. Basta apenas informar o número da OAB”, afirma.

A visita foi acompanhada pelo diretor do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia (CADAA), José Navarro, e dos integrantes do CADAA, Robson Sabino de Sousa, Paulo Oliveira, Cesar Azevedo, e pela ouvidora da OAB-CE, Vanha Rocha.