A OAB-CE, por meio da Comissão de Direito Penitenciário, participou, nesta terça feira (11), da solenidade de abertura das Olimpíadas Penitenciárias do Ceará, realizada no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II-IPPOO II, em Itaitinga. A advogada Wedla Oliveira Godinho compôs a mesa de autoridades, presidida pela secretária da Justiça, Mariana Lobo. A secretária destacou que este é o primeiro evento do gênero no país. A representante da Comissão parabenizou a iniciativa e ressaltou o caráter ressocializador do evento. Também representaram a Comissão os advogados Elias Kleberson de Brito e Karla de Alcantara Nogueira Borges.

Cerca de 500 internos de nove unidades prisionais participam das Olimpíadas, que terão competições de futebol de salão e society, voleibol, basquete, xadrez, tênis de mesa e carimba. Na abertura, o interno Walace da Cruz acendeu a pira olímpica, enquanto outro interno, Leandro dos Santos, fez o juramento do atleta. A solenidade contou com a apresentação das delegações das
unidades prisionais e uma apresentação de dança com as internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa. Segundo os advogados da Comissão “o evento tem o condão de mostrar para a sociedade que o único direito que o detento deve ter restringido é o de ir e vir”.