A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE), junto com o Centro de Apoio e Defesa do Advogado, encaminharam ofício à Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua acerca da implantação dos detectores de metais na entrada da instituição. O objetivo é solicitar à Diretoria do Fórum que se digne em retirar os avisos que especificam a passagem de pessoas pelos detectores, deixando a entrada uniforme e funcionando para todos que adentrem ao prédio em respeito ao princípio da isonomia.

De acordo com o ofício, o equipamento é dividido em vários portais de acesso, e estes foram destinados de forma diferenciada, sendo um para o público e outro para os funcionários do fórum, conforme avisos anexados no aparelho.

A Ordem entende que a utilização dos detectores de metais é necessária para garantir a segurança e a integridade física dos próprios advogados e dos demais que se dedicam à concretização da prestação jurisdicional. Porém, os advogados que militam diariamente no fórum não devem sofrer diferenciação, uma vez que com base no artigo 133 da Constituição Federal são indispensáveis à administração da Justiça.

Segundo o coordenador do Centro de Apoio e Defesa do Advogado, José Navarro, a colocação de detectores é medida importante para preservar a segurança dos magistrados, servidores, advogados e da população em geral que circula pelo Fórum. “Contudo, não pode em hipótese alguma ocorrer diferenciação. Todos, indiscriminadamente, devem passar pelos detectores”, salienta.