Os presidentes das Caixas de Assistência dos Advogados (CAAs) na região Nordeste encontram-se reunidos nesta sexta-feira (7), em Fortaleza para debater os desafios e projetos para 2014. Este é o primeiro encontro realizado regionalmente. No evento, serão debatidos diferentes temas, como planos de saúde, convênios regionais, OABPrev e cooperativas de crédito.

Para o presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Ceará (CAACE), Julio Ponte, este é o primeiro encontro regional que tem o objetivo de debater uma agenda comum e encontrar alternativas para estes problemas vivenciados pelas CAAs no Nordeste. “Dentro da nossa pauta, fazer um encontro que seja realmente produtivo para que sejam superados desafios e estabelecidas novas propostas para este ano”, ressalta.

De acordo com o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, o sistema OAB deve funcionar de forma integrada para que as gestões sejam compartilhadas e pensar em soluções conjuntas para os problemas comuns. “Esse funcionamento pode melhorar muito, a partir do momento em que as experiências podem ser divididas, compartilhadas para que se tenha um melhor atendimento para os advogados”, destaca.

O coordenador nacional da Caixas de Assistências dos Advogados (Concad), Paulo Brincas, destaca o pioneirismo desta reunião regional. “Vamos aproveitar essa identidade regional, cultural e econômica para resolver problemas específicos do Nordeste de forma mais ágil”, disse. Brincas destaca que esta mesma proposta será realizada na região Norte.

O vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, enfatiza que o encontro em Fortaleza vai proporcionar uma visão mais detalhada sobre a realidade das CAAs na região e que este evento vai fortalecer a entidade.

Participam do I Encontro Nacional de Presidentes das CAAs no Nordeste, o coordenador Nordeste e presidente da CAA na Paraíba, Carlos Fábio Lima; coordenador Sudeste, Carlos Alledi; coordenador Centro Oeste, Ricardo Peres; os presidentes das instituições de Alagoas, Nivaldo Barbosa; Bahia, José Nelis Araújo; Maranhão, Gerson Nascimento; Pernambuco, Roniee Preuss; Piauí, Ednan Coutinho; Rio Grande do Norte, Paulo de Souza Coutinho; e Sergipe, Inácio Krauss.

Os diretores das CAAs também participam do encontro, com destaque para Thaisa Soares Leão, vice-presidente da CAA do Piauí; Frederico Morais e Silva, e tesoureiro da CAA de Sergipe. Pela CAACE, participam o vice-presidente da CAACE, Tarciano Capibaribe Barros; tesoureiro Renan Viana, diretora suplente Kelley Bertosi, e os conselheiros fiscais Tarcísio José da Silva e Antônio Rebouças de Albuquerque.