Os novos integrantes da Comissão Nacional de Relações Internacionais da OAB foram empossados na tarde da última quarta-feira (12), na sede do Conselho Federal. O vice-presidente da Secional cearense da OAB, Ricardo Bacelar, integra a comissão. A presidência da Comissão ficará a cargo de Marcelo Lavocat Galvão e Cléa Anna Maria Carpi da Rocha será a vice-presidente. Autoridades estrangeiras prestigiaram a posse, que foi comandada por Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente do CFOAB.

De acordo com Ricardo Bacelar, a Comissão de Relações Internacionais do Conselho Federal é uma das mais importantes, pois trata da relação do Brasil com os outros países. “Em termos mundiais, os advogados de Língua Portuguesa representam 1/3 do total de advogados em todo o mundo. Dos cinco milhões de advogados que existem no mundo atualmente, 1,5 milhão falam a Língua Portuguesa. Temos que articular, junto com organismos internacionais, interlocuções e relações mais estreitas para que possamos desenvolver ações voltadas para a valorização da advocacia, preservação dos direitos humanos e da paz social”, disse.

Estiveram presentes à posse embaixadores e representantes de Filipinas, Haiti, Indonésia, Nicarágua, Palestina, República Dominicana, Paquistão, Sérvia, Suriname, Turquia, Argélia, Botsuana, Bulgária, Costa do Marfim, Equador, Estados Unidos, México, Cuba e Arábia Saudita. Enviados do Ministério das Relações Exteriores e do Supremo Tribunal Federal também atenderam ao convite do Conselho Federal.

Marcus Vinicius também empossou os membros e diretores das coordenadorias que auxiliarão no trabalho da Comissão, “todos profissionais que honram a profissão de advogado e abrilhantam os trabalhos da nova diretoria de uma das mais importantes comissões do Conselho Federal”.

Início das atividades

Logo após a cerimônia de posse, a Comissão Nacional de Relações Internacionais já começou os trabalhos. A reunião definiu as primeiras pautas da comissão, cujos membros se debruçarão sobre parcerias com universidades, maior cooperação entre advogados de língua portuguesa e a maior presença da advocacia brasileira em importantes eventos internacionais, caso do Congresso da União Internacional dos Advogados, em novembro, na Itália.

Durante a XXII Conferência Nacional dos Advogados, em outubro, no Rio de Janeiro, serão sediados o Encontro Internacional de Presidentes de Ordens e Colégios de Advogados e o Congresso Internacional dos Advogados de Língua Portuguesa.

Com informações do Conselho Federal.