O Fórum Permanente de Debates e Propostas contra a Violência e Impunidade convidará o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Servilho de Paiva, para falar sobre as políticas públicas de sua pasta e das ações desenvolvidas para conter os índices de criminalidade. A decisão foi tomada na reunião do Fórum, realizada nesta segunda feira (31). Segundo acordo das entidades presentes, o convite vai ser oficiado pela diretoria da OAB-CE “imediatamente”, para que o secretário possa ser ouvido na próxima reunião do colegiado, dia 7 de abril.

O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, mostrou-se preocupado com os dados levantados até agora e com a complexidade dos problemas. Para o presidente, as questões têm que ser enfrentadas com diálogo e com políticas públicas duradouras. “Nós (OAB-CE) precisamos dialogar com o Governo do Estado na área de segurança pública”, afirmou. “Nós (do Fórum) temos que mostrar ao Estado que alguém tem que encarar o problema como política pública de Estado”, argumentou.

Para o coordenador do Fórum, Leandro Vasques, “houve um avanço em relação à primeira reunião, na pluralidade da participação”, como a presença da Associação dos Cabos e Soldados Militares, da Associação de Praças dos Bombeiros e Polícia Militar e da Associação dos Policiais Bombeiros Evangélicos do Ceará. O presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, vereador e advogado Benigno Júnior, também participou. Ele propôs que uma das reuniões do Fórum seja realizada na Câmara Municipal, “para estimular a participação de representantes dos bairros”.

Estiveram presentes ainda o vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar; o secretário geral, Jardson Cruz; o presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-CE, César Bertosi; o presidente da Comissão de Políticas Urbanas e Direito Urbanístico, Laécio Noronha; a presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas, Rossana Brasil Kopf; o conselheiro seccional da OAB-CE e presidente da Associação dos Advogados do Ceará, Xavier Torres; o conselheiro e vice-presidente da Comissão do Advogado Público, Moaceny Félix; o advogado e idealizador do Fórum, Afro Lourenço; além de outros conselheiros e advogados.