O Conselho Federal da OAB realizará, nos dias 27 e 28 de maio, em Juazeiro do Norte, o I Encontro Nacional dos Advogados dos Sertões. Uma iniciativa do diretor tesoureiro da OAB Nacional, Antônio Oneildo Ferreira, que é coordenador do evento, em parceria com o presidente da Secional cearense da OAB, Valdetário Andrade Monteiro.

Oneildo conta que a ideia surgiu exatamente em uma viagem ao sertão. “Quando o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, visitou o município de Paraibano (MA), seu domicílio como advogado, foi surpreendentemente recebido por vários advogados que queriam externar satisfação e alegria pela posse de um advogado sertanejo na presidência do Conselho. Então, pensamos na causa desses advogados militantes do interior do Brasil”, resume o idealizador.

O encontro tem o objetivo de promover a discussão de temas voltados aos advogados do sertão, possibilitar a reflexão acerca dos novos paradigmas da advocacia, difundir entre os participantes a cultura e o resgate histórico dos advogados do sertão, discutir as ações que envolvem, atualmente, os desafios e adversidades vividos pelos advogados do sertão, além de promover a aproximação entre o Conselho Federal e as seccionais, os advogados militantes. Evento aberto para profissionais, pesquisadores, professores, membros da sociedade civil e estudantes.

Para Oneildo, “há uma necessidade manifesta de se olhar para o advogado do sertão. Ele vive sob peculiaridades históricas e aspectos diferenciados, muitas vezes com grandes adversidades. Os sertões vão do Maranhão ao norte de Minas Gerais, ocupando grande parte do território brasileiro”.

Para Valdetário Andrade Monteiro, “é chegado o momento de uma inovação interativa, de valorizar o advogado que milita no interior dos Estados. Vamos reunir não só os advogados das regiões Norte e Nordeste, mas do Brasil inteiro, para resgatar histórias da advocacia”, pontua.

Mais informações:

I Encontro Nacional de Advogados do Sertão