A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE) entregou, na manhã desta sexta-feira, 21, carteiras aos 54 novos advogados no Estado. A solenidade, realizada no auditório da Fundação Escola Superior de Advocacia (Fesac), reuniu familiares e amigos dos novos profissionais e foi considerada como um “rito de passagem”.

Durante a solenidade, o presidente da instituição, Valdetário Andrade Monteiro, conversou com os novos advogados num tom informal, e lembrou-lhes que a conquista celebrada hoje é de toda a família. “Todos os advogados que receberam a carteira da OAB hoje tiveram quase a mesma trajetória: desde o ingresso na faculdade, a conclusão do curso e o preparatório para o Exame da Ordem. Por isso, o dia de hoje é uma conquista não só do novo advogado, mas de toda a família, por ter acreditado, sonhado junto e vencido esta etapa”, afirmou.

A entrega de carteiras é definida, pelo presidente, como o primeiro momento em que os novos advogados passam a conhecer a instituição que os representará a partir de hoje, seja na defesa dos honorários, das prerrogativas, da atuação da Ordem junto às questões sociais e das instituições que integram o sistema OAB no Ceará.

Os tesoureiros da Caixa de Assistência aos Advogados do Ceará (CAACE) e da Fesac, Renan Viana e Guilherme Eliano, respectivamente, destacaram a atuação destas duas instituições para a garantia de serviços sociais e educacionais à classe advocatícia no Estado. Renan Viana enfatizou os serviços sociais e de saúde ofertados pela CAACE  – odontologia, pilates, traslado e hotel de trânsito; e Guilherme Eliano priorizou a importância da constante qualificação profissional por meio dos cursos ofertados pela Fesac.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Manuela Praxedes, convidou os advogados para integrarem os quadros da Ordem por meio de trabalhos realizados pelas mais de 50 comissões temáticas.

Para o advogado João Victor de Queiroz Souza e a advogada Marina Nogueira Coelho Rocha, a entrega da carteira representa a consolidação de um projeto de vida. “Estou muito feliz porque posso iniciar a minha carreira, passando de estagiário para profissional, e isso é uma conquista muito importante”, destaca João Victor.

O advogado Adriano Fernandes da Cunha, escolhido para discursar representando os demais colegas, afirmou que a carteira da OAB o deixou mais motivado para exercer a profissão de forma digna e defendendo o que hoje os diretores da instituição estão construindo.