O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, saudou, “em nome dos advogados”, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Francisco José Gomes da Silva, durante sua solenidade de posse, realizada na noite desta sexta feira (28), no auditório do pleno do TRT.

Gomes da Silva chegou a desembargador pelo critério do Quinto Constitucional que cabe à advocacia, depois de ter seu nome chancelado por 15 mil advogados e pelo Conselho Seccional da Ordem, e de ser nomeado pela presidente Dilma Rousseff.

Ele passa a ocupar a cadeira vaga com a morte do desembargador Manuel Arízio Eduardo de Castro. No mesmo ato, foi empossada também a desembargadora Fernanda Uchoa, que passa a ocupar uma vaga destinada ao Ministério Público do Trabalho.

Em seu discurso de saudação ao desembargador, Valdetário Monteiro afirmou que a advocacia estará bem representada na Justiça do Trabalho e que aquela indicação era “a demonstração de que devemos, podemos e sempre contribuiremos (com a Justiça)”.

Disse também que “Franzé” foi o escolhido pelo seu compromisso com o Estado democrático de direito, com as prerrogativas dos advogados e com a luta por honorários justos. “Não esperamos tratamento especial, mas respeito, equilíbrio e sensatez”, finalizou o presidente da OAB-CE.

O ato teve a apresentação da cantora Aparecida Silvino. No momento mais emocionante, Gomes da Silva quebrou o protocolo e flexibilizou a laicidade da Justiça, pedindo um tema católico, dedicado à Nossa Senhora e que diz: “Incomparável mãe, guardai-me e defendei-me, como propriedade vossa”.

O vice-presidente, Ricardo Bacelar, o secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz; a secretária geral adjunta, Roberta Vasques; o tesoureiro, Marcelo Mota, também cumprimentaram o desembargador. Completam a lista o conselheiro federal da OAB, Cândido Albuquerque; os conselheiros seccionais Pedro Bruno Amorim, Ademar Bezerra Júnior, Paulo Franco, Leandro Vasques e Katianne Wirna; além do presidente da Subcomissão da Região Metropolitana da OAB-CE, Raphael Mota.